domingo, 12 de janeiro de 2014

Resenha Especial: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis


Autor: Fábio Yabu
Editora: GloboLivros
Páginas: 198
Nota:     Favorito!



"Branca dos Mortos e os Sete Zumbis" é o conto que abre o livro de mesmo nome pelo atormentado Abu
Fobiya. Tal qual a caixa de pandora, uma vez abertas as páginas deste tomo macabro espalharão pesadelos e sortilégios ao redor do mundo. 
 Me sinto quase que obrigada a acrescentar de antemão: Esqueça tudo que você sabe sobre os contos de fadas infantis, Fabio Yabu em nada infantiliza as histórias contadas nesse livro, esqueça a sútil Branca de Neve, os inocentes João e Maria, a ultrajada Cinderela, a encantadora Rapunzel, os ingênuos Três Porquinhos, o sofrido Patinho Feio, a desavisada Chapeuzinho Vermelho, para compreender os contos inovadores do Yabu esqueçam tudo que acreditam saber sobre contos de fadas e a beleza inocente que eles tem, definitivamente este não é um livro feliz que o fará suspirar, porém, depois de lê-lo nenhum conto de fada será apenas um simples conto de fada, garanto!
O leitor é agraciado com 12 contos de horror que lhes faram certamente repensar aquelas clichês e belas palavras com a qual somos nauseados no final dos contos de fadas, o famoso: "Felizes para sempre!".

Resenha:


Primeiramente preciso explicar o fato de denominar essa resenha como "especial" a questão é que: esse foi um dos melhores livros que eu li na minha vida, sem sombras de dúvidas! 
Certamente o livro é muito restrito, se você não gosta de contos de horror, nem se dê ao trabalho de tentar lê-lo, vai desistir no primeiro conto já que as intensidades do horror só aumentam com o desenrolar dos contos seguintes e que de uma forma brilhante ainda se completam. 
Mas meu caro, se você gosta desse gênero, nem se quer reflita sobre ler ou não ler esse livro, você TEM que ler, é uma questão quase substancial para quem gosta do gênero e ainda não se entregou a escrita maravilhosa do Fábio Yabu, com toda certeza, esse homem tem o dom da adaptação horrenda paras os mais belos contos que todos nós ouvimos durante a infância. 

Confesso que busquei a edição de capa dura do livro, vendida apenas pela nerdstore, porém estava indisponível, mandei um e-mail para eles e nunca obtive resposta, acho aquela edição linda, a nerdstore sempre faz um trabalho belíssimo com a parte visual de seus livros, mas enfim, eu precisava ler esse livro, além do que eu já tinha lido um pequeno conto, que está disponível inclusive no site da nerdstore (Conto: A Confissão), e para minha alegria eu tive conhecimento da edição da GloboLivros que sinceramente só fica atrás pelo fato de não ser capa dura, porque se fosse, seria ainda mais bonita que a edição da nerdstore, o trabalho da GloboLivros ficou fantástico: 

A parte interna do livro é de uma riqueza de detalhes com as suas ilustrações e a diagramação tão bem estruturada que é quase como uma banquete a um bom apreciador de livros que proporciona um deleite ainda maior, combinação perfeita com a escrita do Yabu. 
(Todos os contros precedem uma ilustração a respeito do conto, que por muitas vezes pode soltar um pequeno spoiler do conto, mas são tão belas e de bom gosto sensacional que fica difícil ignorá-las no começo dos contos!)

Vamos agora a parte mais importante e que todos devem estar se perguntando: "Como são os Contos? São bons?"

Sinceramente não encontro palavra que descreva a grandiosidade da escrita do Fábio Yabu para esses contos, é magnífico, o trabalho que ele faz em cada conto, a forma como os liga e as explicações por ele cedidas e ainda mais: verossímeis, que fazem você acreditar no que está lendo como se fosse uma criança ouvindo o conto da Cinderela pela primeira vez é digno de aplausos, eu não imaginei que esse livro fosse ser tão incrível como foi, imaginava sim uma leitura como um todo boa, mas foi fantástica, sensacional, marcante de uma forma que eu já quero ler o livro novamente e os contos estão girando e se completando em minha mente quase como um ritual. 

Apesar dos contos serem de horror a forma que o Fábio os conta em nada deixa a história cansativa, com uma leitura difícil, se arrastando, muito pelo contrário, quando você menos espera o conto acabou e você está de boca aberta imaginando o que virá a seguir, pensando que será algo no mesmo nível o que já seria ótimo, porém ele te surpreende fazendo o livro ser um misto de surpresa e alegria apesar de todo o horror apresentado no decorrer de suas páginas. 

O Fábio foi muito feliz nessa obra, sem dúvidas, unir contos de fadas com referências a Edgar Alan Poe, Hans Christian Andersen, H. P. Lovecraft, Neil Gaiman acrescentando ainda os irmãos Grimm só engradeceu a sua escrita e a sua teia de tramas fazendo do livro uma honra ao gênero. 

Eu poderia demorar meses para fazer essa resenha, ler vários livros para me desapegar da história, tentar ser o mais imparcial possível, que por várias vezes é o que se faz necessário, mas dessa vez não, eu realmente quero que as pessoas sintam a minha alegria com esse livro, a minha empolgação, a minha já vontade de reler Cindehella e o Sapatinho Infernal, Samarapunzel e todos os outros contos sensacionais que fazem parte dessa obra, quero que se sintam instigados a lê-la e que o façam, realmente é um divisor de águas para o que você pensa sobre aqueles lindos filmes apresentados ao longo da sua infância pela Walt Disney, é um livro que te faz conhecer a parte horrenda de todos os mais lindos finais felizes! 

Para quem já tiver se interessado nos contos e quiser ver o booktrailer super bacana produzido pela GloboLivros vá adiante: Booktrailer: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis! 





11 comentários:

  1. Dentre TODAS as resenhas que apresentaste aqui, esta foi a mais perfeita! De início achei que o livro fosse nada mais que macabro, mas pelo que pude ver apenas envolve um terror <3 Vou procurar saber já!

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu fiquei com a mesma impressão? acho que se deve ao fato de ter sido a resenha que eu fiz mais feliz com a narrativa, o desenvolvimento tudo <3 hahahaha Fico muito feliz que tenha gostado!

      Excluir
  2. Num outro post que você fez e comentou sobre esse livro, eu disse que queria lê-lo, e, poxa, depois dessa sua resenha é que eu quero mesmo! Você disse que queria que as pessoas sentissem a sua alegria para com esse livro e, olha, eu senti!

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu fico tão feliz com isso, saber de que consigo chegar em algumas pessoas assim com alguma relevância, muito obrigada, beijos!

      Excluir
  3. Amei sua resenha amada você falou tão bem do livro que impossível não resistir a ele, adoro livros do gênero de horror são uns dos meu favoritos.
    Parabéns pela resenha e obrigado pelo comentário lá no meu blog e
    uma ótima semana para você bjão!!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha escutado falar desse livro, no próprio site do Jovem Nerd alías. Mas terror não é um gênero que me atrai muito (eu li "O Iluminado" do mestro do terror, Stephen King, e não achei isso tudo).

    Mas né, como nesse vida tudo muda, quem sabe um dia eu não dê uma chance pro Yabu ;)

    Beijoos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  5. Nossa acho que nunca leria este livro pela capa ou título, mas com a sua resenha fiquei curiosa a respeito... parece bom!
    www.uaiquecharme.com

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro bem interessante. Não é um dos meus gêneros favoritos, mas gostei bastante da sua resenha! Beijos e tenha uma ótima semana :D!!
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante essa histora. Gostei mesmo, e entrou pra minha lista!

    Mas estou passando aqui pra avisar que te indiquei pra um selo la no blog! espero que goste.
    http://chocolatecomlivros.blogspot.com.br/2014/01/liebster-award-brincadeira-entre-blogs.html#more

    ResponderExcluir
  8. Oi, Willma! Tudo bem? Que resenha empolgante!!! Eu já tinha gostado da ideia desse livro, mas depois dessa resenha, ele já está na minha lista de desejados!! Adoro contos de horror, mas são poucos os que que me deixam presa a narrativa e achei ótimo que você tenha gostado tanto assim, fiquei mega curiosa!! E outra coisa que curti foi as referências do autor, adoro os autores que ele citou e isso é mais um ponto positivo!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Willma.

    Amo filmes e contos de horror e ano passado a Amazon disponibilizou esse livro de graça. Eu peguei mas ainda não o li :/
    Que bom saber que o livro é muito bom, se eu gostar bastante comprarei o livro físico :) Parabéns pela resenha, está ótima :)

    beijos.

    http://olivrodasemana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir