terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Resenha: A Lista Negra


Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 269
Nota:     ♥ 


Sinopse:  E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém
que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.


Resenha:

Primeiramente, eu me sinto quase que obrigada a falar da parte gráfica desse livro, afinal, foi realizado um trabalho magnífico nesse quesito pela editora Gutenberg aplausos,  além do livro ter um capa e uma contra capa belíssimas e de muito bom gosto, a parte interna e toda diagramação do livro é realmente algo encantador, o que só torna a leitura ainda mais agradável! 

Partindo agora para o lado mais importante: a história e narrativa, é chegado o momento de nos aplaudirmos de pé a Jennifer Brown, que tem uma escrita totalmente inteligente, emocionante, sabe conduzir a história de uma maneira excelente do começo ao fim, sem se perder em descrições desnecessárias, cenas indiferentes e tudo aquilo que vários outros autores se perdem, o famoso "encher linguiça" que muitas vezes destrói até a melhor das histórias e que nós leitores tanto rezamos para não nos depararmos, certo?! Quanto a isso não se preocupem com o livro, tudo dito nele se faz completamente necessário, é uma história que se completa por inteiro, e que por mais densa e emotiva que seja tem uma narrativa extremamente envolvente, o que te faz querer ler mais e mais.

A protagonista é muito bem construída, você sente ela realmente como um adolescente que está lidando com uma tragédia da qual querendo ou não ela faz parte, o que ela ainda não decidiu é se ela faz parte por querer ou simplesmente foi envolvida nisso pelo Nick que apesar de quando a história começar ele já estar morto, se faz presente o livro inteiro, o que na minha opinião é extremamente necessário, já que ele era tanto o namorado da Valerie, como o assassino dos diversos estudantes da Lista Negra. 

Os dilemas da Valerie são puramente inteligentes e reais, qualquer pessoa que passasse por uma situação como a que ela está passando (que, infelizmente, não está tão distante da nossa realidade) se perguntaria e se chocaria com os mesmos pensamentos opostos que a Valerie tem.

Não pense que irá conseguir decidir se ela é inocente ou culpada, vilã ou heroína, a própria personagem se contrapõem nesses quesitos e você se vê em dúvida junto com ela.

A escolha da Jennifer de oscilar entre o presente e o passado para compor a história deixou o enredo ainda mais interessante, pelo menos ao meu ver como leitora, deixou a leitura mais fluida, as situações mais verdadeira, aliás uma das maiores conquistas desse livro para a autora e para quem o lê na minha opinião é a realidade que ele proporciona, não é um livro sobre bullying onde a mocinha tímida, nerd, coitadinha dá a volta por cima e fica linda, espetacular, desejável, onde os maiores galãs do colégio vão querê-la e tudo vai acabar em triangulo amoroso, não, com A Lista Negra é diferente, a realidade é o que move o livro e normalmente a pessoa que por algum motivo sofria bullying não vira a Megan Fox sendo disputada pelo Brad Pitt nem pelo Leonardo Dicaprio, geralmente quem sofre bullying, continua sofrendo, não é de uma hora para a outra que a menina/menino vai ficar popular, descolado e encontrar o amor da sua vida, e graças a Jennifer é exatamente para o lado real que ela optou conduzir sua história, além de mostrar o efeito de causa e reação gerado pelo bullying, ela teve inteligência e humanidade para fazer isso de uma forma perto da realidade de qualquer leitor, a história não se faz fictícia e sim real, infelizmente. 

É uma história extremamente fascinante, com personagens completamente bem construídos e desenvolvidos, além de ter uma narrativa envolvente que prende o leitor as suas páginas, emoções e descobertas, descobertas essas que formam um final tão bom que honra tudo que foi escrito e feito antes.

Foi um livro que não me deixou a desejar em nenhum aspecto. Ele não tinha que ter mais de 269 páginas, nem menos que isso, ele foi feito exatamente na medida certa, necessário do jeito que é.

Um livro que com toda certeza irei indicar a todos que me pedirem uma dose de realidade em um tema que é tão mitificado e escrito de maneira tão surreal, quando me perguntarem sobre uma bela história, que beira a realidade de todos, não pensarei duas vezes antes de indicar: A Lista Negra. 

"Vamos mostrar ao mundo que eles estavam errados, e ensiná-los a obedecer o que tivermos falado." Nickelback.

Espero que com isso eu tenha conseguido instigar vocês, pelo menos um pouco, a darem uma chance a essa leitura que é tão incrível, emocionante, e preciosa para qualquer leitor que estiver disposto a se entregar a ela. 

12 comentários:

  1. "onde os maiores galãs do colégio vão querê-la e tudo vai acabar em triangulo amoroso"
    KKKKKKKK Você também ironiza triângulos amorosos? Eu acho super engraçado quando uma menina completamente insonsa é disputada por dois galãs. Pra acabar, né?
    Amei sua resenha! Eu estou com o livro em casa há mais de seis meses, mas até o momento não haviam me convencido a ler. Parabéns, você conseguiu uma façanha. haha
    Já estou seguindo aqui. Amei seu blog.
    Livro de Unicórnios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinal, a menina que sofria bullying não vira a Megan Fox sendo disputada pelo Brad Pitt muito menos pelo Leonardo Dicaprio certo? hahahaha
      Foi uma das resenhas eu mais amei fazer, juro, e ironizo alguns triângulos amorosos sim, aqueles em que a menina não tem nada de bacana mas o cara mais incrível do mundo a quer e vai lutar por ela, por favor, menos né?! kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Sério que eu consegui isso? estou tão feliz, adoro quando com minhas resenhas eu motivo as pessoas a lerem tal livro, realmente fico muito contente por isso.
      Obrigada pelo elogio, um beijo!

      Excluir
  2. Que bom ler essa resenha! Faz algum tempo que eu quero ler A Lista Negra, a sinopse me chamou muito a atenção e agora com o seu texto eu só fiquei com mais vontade de ler. Fiquei com medo do livro não ser tão bom quanto a sinopse diz ser até pelo assunto ser muito difícil de se falar e tudo mais,mas pelo jeito ele é bom sim. Estou muito curiosa.

    Obrigada pela resenha, amei mesmo!
    http://aquelaborralheira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que de certa forma minha resenha tenha te motivado a ler o livro e super indico mesmo, se tiver oportunidade leia-o, é um livro muito bom em todos os sentidos, absolutamente completo =]
      Beijos!

      Excluir
  3. Quero MUITO ler esse livro, quase comprei no final do ano, mas acabei mudando de ideia, não preciso nem dizer que me arrependi né?

    Ótima resenha Willma.

    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  4. Apaixonei, agora quero muito ler o livro!
    Eu não gosto muito de histórias que pareçam com a realidade, mas eu quero dar uma chance... Afinal de contas é o mundo que eu vivo!
    Bjuus :**

    http://mar-de-ideia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou com muita vontade de ler este livro.
    É muito raro encontrar um livro que tem a medida certa de páginas e isto me deixou ainda mais curiosa para lê-lo.

    Beijos.
    algoadefinir.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já li uma resenha deste livro, mas de primeira não me interessei.. Porém essa tua resenha me despertou uma vontade imensa de lê-lo! <3

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ver outra resenha desse mesmo livro em outro blog. Achei a capa lindinha, depois de sua resenha vou dar uma chance a ele!

    Conta lá no meu blog também:
    http://voceeoquele.blogspot.com.br/2014/01/news-literarias-autores-parceiros_8.html

    ResponderExcluir
  8. Só leio resenha boa desse livro, ninguém poupa elogios! Há um tempinho eu já quero lê-lo, e a cada resenha sobre ele lida minha vontade aumenta muito mais!

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Lá na escola só o que rola, parece ser bem legal.

    Tem post com look novo lá no blog, começa o ano arrasando, confere lá --> http://diversosfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Willma, esse livro foi um pouco decepcionante pra mim. Comecei a leitura cheia de expectativa e quando vi estava praticamente me obrigando a terminar o livro. Não consegui sentir o drama e o peso do que aconteceu, a escrita da autora não me tocou e as emoções da história não chegaram até mim.
    É um livro forte, denso e complexo, mas acho que faltou mais emoção, uma exploração melhor dos personagens, mas não dá pra negar a importância da trama e as reflexões que ela traz.
    Um livro que deveria ser obrigatório nas escolas.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir