quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Resenha: Sem Fôlego


Autor: Brian Selznick
Editora: SM
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 640
Nota: 5/5 (Favoritado!


Sinopse: A história de duas crianças distanciadas por meio século se entrelaçam em fascinante simetria: uma em palavras, outra em imagens. Em silêncio, o menino sofre com a ausência do pai, e a menina acompanha de longe a carreira da mãe famosa. Ambos sonham com uma vida diferente, até o dia em que decidem fugir de casa e aventurar-se numa busca desesperada por aquilo de que mais sentem falta. Um livro de tirar o fôlego, que surpreende o leitor com uma trama cinematográfica sobre temas aparentemente díspares como os gabinetes de curiosidade e a criação do cinema falado.



Resenha:

     Antes de tudo, eu preciso salientar o quão acho incrível o fato do Brian Selznick conseguir criar tramas tão fabulosas e que prendem o leitor desde a primeira página. 
Do autor, eu já tinha lido a sua mais conhecida obra que é A Invenção de Hugo Cabret (confira a resenha) e acreditava que ele não pudesse me encantar ainda mais, porém, felizmente, ele conseguiu. 
     Sem fôlego, vai narrar a história do Ben e da Rose, sendo que a história do Ben é contada em texto e a da Rose em imagens, pelo menos, até o momento em que as tramas dos personagens se interligam se interligam e o Brian prova o quanto sua história é intricada e maravilhosa. 
     Desde as primeiras páginas eu me encantei com os personagens, por ambos serem crianças e terem vidas tão complicadas é quase instantâneo o apego, a vontade de que eles se deem bem, ou seja, eu fiquei na torcida por eles o livro inteiro, vibrando a cada coisa que eles conseguiam e sofrendo a cada momento em que eles também sofriam.  
   Outra coisa que é preciso ressaltar são os cenários do Brian, ele ambienta a histórias dele em lugares tão interessantes e não convencionais que isso se torna um adendo incrível a trama, faz você além de se apegar aos personagem se apegar aos cenários também, me deixou com vontade de conhecer cada detalhe de cada lugar que ele apresentava. 
   Saber que além de escrever essa trama brilhante todas as ilustrações também são do Brian, só me faz admirar ainda mais o trabalho do autor, fico imaginando como ele faz a concepção desses personagem e como é além de escrever no papel contar a história em imagens de uma forma tão clara e prazerosa aos olhos. 
    Sinto como se ele realmente confiasse no leitor, confiasse que o leitor tem capacidade de deduzir e compreender uma história inteira apenas por imagens e algumas pequenas coisas escritas nas imagens. Ele confia no leitor para sentir a intensidade do personagem, para entender como esses personagens pensam e como vão agir em seguida apenas por imagens e isso é incrível e ousado. 
    O desfecho me deixou uma sensação de verdade, de intensidade, de vida mesmo, não é a intensão do Brian fazer tudo acabar perfeitamente bem, mesmo sendo um livro considerado infanto-juvenil, ele trás um "algo além" de sinceridade, mostra que a vida tem seus lados bons e ruins e as coisas acabam de forma plausível. 
    Quanto a edição do livro, mais uma vez, a SM fez um trabalho impecável, não encontrei nenhum erro de revisão, nenhum detalhe fora do lugar, ou seja, por mais que o livro seja caro, você não vai se arrepender de nada em relação ao trabalho da editora, que não deixa a desejar em nenhum aspecto. 




          "Estamos todos na sarjeta, mas alguns de nós contemplam as estrelas." - Oscar Wilde.

Enfim, espero que eu tenha conseguido despertar o interesse de vocês em relação a esse livro, que é maravilhoso, está difícil de encontrar e o preço dele não é muito acessível nem chamativo mas acreditem em mim: se tiverem a oportunidade comprem, não vão se arrepender. 
Beijos.

22 comentários:

  1. Oii Wilma, tudo bom?
    Não conhecia o livro, nunca ouvi falar do autor.Mas pelo jeito que você falou aí, parece que é um autor e tanto. Fiquei super intrigado com a premissa deste livro, e gostei dessa coisa do autor confiar no leitor, muito bacana.
    Ótima resenha, um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim :) hahaha
      Fico muito feliz que tenha ficado interessado e caso leia, faça resenha para eu poder conferir sua opinião ta?
      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Willma, tudo bem??
    Adorei o seu blog, é muito lindo.
    A sua resenha ficou ótima, fiquei bem curiosa para ler.
    Beijos

    http://palacioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo, hahaha
      Fico feliz que tenha gostado e mais feliz ainda por ter despertado sua curiosidade!
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá´
    Nossa, adorei essa capa e nunca havia ouvido falar no livro, mas fiquei bem interessada pelo enredo da história e sua resenha está ótima viu?
    Espero ter oportunidade de ler em breve, ótima dica.

    Beijão
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Que bom que você ficou interessada, não imagina o quanto isso me deixa feliz, hahaha!
      Espero que logo logo você consiga lê-lo!
      Beijos :)

      Excluir
  4. Oi, Willma.

    Não conhecia esse livro e apesar de você ter gostado da leitura eu não me senti tentada a ler este livro. Não sei.
    Mas é muito bom que você tenha amado e favoritado o mesmo. Nossa são bastante páginas, eu realmente passo essa leitura.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem com você? espero que sim!
      Menina são muitas páginas mas você ler esse livro em poucas horas, sério mesmo, por ele ser narrado também é imagens é muito rápida a leitura :)
      Beijos.

      Excluir
  5. A capa desse livro é linda e a premissa é muito interessante. Não o conhecia, mas a sua resenha me ganhou. Vou querer ler, com certeza!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito lindo mesmo, que bom que minha resenha lhe ganhou hahaha
      Quando você ler faça uma resenha que eu quero conferir sua opinião, certo?
      Beijos!!!

      Excluir
  6. Oi Willma! Vc conseguiu despertar meu interesse, sim! Amei tudo, principalmente quando vc diz que o autor não fica mastigando tudo pra gente, pois ele confia na nossa capacidade de interpretar! Adoro quando isso acontece! Já adicionei o livro nos meus desejados, tanto porque, além de interessante, a capa dele é maravilhosa! hehe

    PS: pra celebrar um dos lançamentos cinematográficos mais esperados do ano, tá rolando sorteio do livro Cinquenta Tons de Cinza lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!
    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/01/promocao-cinquenta-tons-de-cinza.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguir? Oba, fico tão feliz com isso, serio mesmo!
      Espero que você consiga lê-lo logo e que ame o tanto quanto eu viu?!
      Beijos.

      Excluir
  7. Ai, meu Deus, que livro lindooooooo *00* me apaixonei pelas ilustrações e pela capa, sim? Sim. E amei a sua resenha, sério, me deixou muuuuuuito curiosa!!
    Ainda não li nada desse autor, mas, com certeza, Sem Fôlego entrou para a minha wishlist!
    http://thais-monte.blogspot.com.br/
    http://acrrosstheuniverse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindooooooooooooo mesmo!
      Menina fico tão feliz em saber que coloquei mais um livro na sua wishlist :)
      Beijão!

      Excluir
  8. Olá, Willma, boa tarde!
    Ainda não conhecia o autor, pelo menos não pelo nome, mas já assisti à animação "A Invenção de Hugo Cabret" e fiquei fascinada, então imagino que ele seja bom no que faz. Achei curiosa a questão de uma das histórias ser contada através de ilustrações, fiquei com vontade de ver exatamente como isso funciona. E parece ser uma bela história, dá para entrar na lista de "quero ler" :D
    Beijos e ótima semana!

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ficou fascinada com A Invenção de Hugo Cabret, vai ficar fascinada com esse também, pode apostar!
      Espero que logo logo possa tirar ele da sua lista de "quero ler" e passar para lista de "lidos" e que goste muito :)
      Beijos.

      Excluir
  9. Ainda não conheço esse livro, mas pelo o que você comentou na sua resenha ele parece lindo! "Hugo" é encantador! Faz a nossa mente viajar pra longe! Vou procurar conhecê-lo! :)

    Beijo, beijo - megsarmybookclub.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é lindíssimo!
      Procure mesmo, não vai se arrepender hahaha
      E você já gostou de "Hugo" então é ainda mais certo de que goste desse também :)
      Beijos.

      Excluir
  10. Olá! Não conhecia o livro, mas me apaixonei pela resenha! Adorei as ilustrações, e a história parece ser bem diferente e encantadora!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Que bom que você gostou, espero que logo logo possa fazer essa leitura e que se encante tanto quanto eu *-*
      Beijos.

      Excluir
  11. Oiii ! Marquei você numa tag. Espero que faça <3 http://booksofclara.blogspot.com.br/2015/02/liebster-award-tag.html#.VNpkmfnF9jQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus, serio? e eu só vi agora, que desleixada hahaha
      Vou me organizar e vou responder sim, pode deixar!
      Beijos.

      Excluir